"Ensina a criança no caminho que deve andar, e mesmo quando envelhecer, não se desviará dele"Pv 22:6
RSS

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Um debate animado sobre frações

Frações são números? 
A professora Adriana Gil propôs a questão aos estudantes do 4º ano. Confira os resultados


Hipóteses dos alunos Depois de várias aulas trabalhando com esse conteúdo, a professora resolveu colocar a questão: Frações são números? As opiniões se dividiram, e as respostas foram muito ricas, todas anotadas por Adriana em seu diário:

- Renata: Fração é um pedaço. Não é número porque números não se dividem .
- Carlos: Toda fração é um número porque as respostas delas são números .
- Matheus: Sei que é um pedaço, mas não sei explicar se é número ou não .
- Ana Luiza: Acho que fração é um inteiro que se divide em partes iguais .
- Carolina: É isso! É uma coisa que se divide em partes iguais! Por exemplo: uma pizza se divide em até dez pedaços iguais. Mas não é número, deve ser igual a uma conta de dividir .
- Gabriel: É número, sim, porque quando falamos 1/3 usamos dois números .

Na aula seguinte, Adriana lançou o desafio: Algumas pessoas acham que frações são números. Outras pensam que não. Cada um vai discutir isso com o colega de mesa e anotar num papel as conclusões . Esse passo serviu de preparação para o debate que veio em seguida. Ela montou duas equipes com crianças que tinham posições contrárias para que uma convencesse a outra. Argumentos do grupo pró-número:

- Quando dividimos 3 chocolates por 2 crianças, não colocamos o desenho, mas um número. Por isso se chama número fracionário.
- É número porque indica quantidade.
- Cada fração tem várias partes, e essas partes a gente pode somar.
- A professora mostrou uma pizza dividida em 8 pedaços, e divisão é número. Raciocínios da equipe contrária:
- 2 é um número e são 2 inteiros, e 2 inteiros não são uma fração.
- Não é número porque não tem conta. Pelo menos até agora não vi nenhuma.
- Não é número. Acho que é uma conta de multiplicar.
- A fração não é número porque não dá para fazer conta. 



Confira a matéria na íntegra em http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/debate-animado-428106.shtml

Read Comments
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Bebês na avaliação

Gente, encontrei esta matéria na revista Ciência Hoje (CH) e achei interessante, confiram:


Revista CHC | Edição 227

Você sabia que os bebês também escolhem entre o que é bom e o que é ruim?

Nem só de fofura vivem os bebês: eles também podem ser muito espertos
Por: Silvia Helena Cardoso, Instituto Edumed para Educação e Medicina da Saúde
Publicado em 14/09/2011 | Atualizado em 15/09/2011
Você sabia que os bebês também escolhem entre o que é bom e o que é ruim?
Ilustração: Marcello Araújo
Eles são sempre uma gracinha. Mamam, dormem e com um simples espreguiçar já encantam a gente. Porém, entre uma troca de fraldas e uma soneca, cientistas descobriram que crianças bem pequenas, com apenas seis meses de idade, têm, além da fofura, alguma capacidade de julgamento.
Eles confirmaram a existência dessa capacidade de julgamento – ou inteligência social, como preferem chamar – após pesquisa envolvendo 12 bebês com seis meses de idade e 16 bebês com dez meses. O estudo foi mais ou menos assim...
Primeiro, as crianças assistiram a uma animação com três personagens diferentes. No desenho, um dos personagens tentava subir em um lugar alto, parecido com uma colina, quando outro personagem entrava em cena e o ajudava, empurrando-o para colina acima. Então , o terceiro personagem entrava em cena para atrapalhar e empurrava o personagem que precisava subir colina abaixo.
O terceiro personagem era malvado? Muita gente diria que sim e deve ter sido isso que os bebês também acharam. Por quê? Você já vai saber!
Depois de assistirem à animação várias vezes, os cientistas mostraram aos bebês dois bonecos de madeira, um parecido com o personagem que entrou em cena para ajudar e outro parecido com o que atrapalhava. O resultado foi que todos os bebês de seis meses e mais 14 dos 16 bebês de dez meses que participaram da pesquisa escolheram o boneco do personagem “bonzinho”.
Essa pesquisa foi realizada na Universidade de Yale, que fica nos Estados Unidos. O resultado pode indicar que os humanos realizam avaliações sociais muito antes do que se pensava, e que a capacidade de avaliar as pessoas com base em suas ações e, sociedade é universal e não depende de aprendizado.
Quando você exagerar nos mimos a um bebê, nem queira saber o que ele pode estar pensando de você!

Read Comments
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Para quem pode...!

Confiram neste marcador homenagens à pessoas queridas.

Prof. Vianney Mesquita

Da profª Carmem, idealizadora deste blog, SDI - UFC, em cumprimentos natalícios:

Viajante do caminho,
entrelinhas naveguei.
Trouxe letras em plural sorriso,
ao amigo Vianney.

Felicidades!!!
Com respeito e estima.
2011


Do prof. dr. Eduardo Girão Santiago, da Universidade Federal do Ceará, na dedicatória do seu livro Empreender para sobreviver:

Ao prof. Vianney Mesquita (UFC), com os cumprimentos e a admiração do seu discípulo (sic)
E.G.S.
Fortaleza, 31/05/2011
Vianney Mesquita
Toledo/ Espanha 

E do prof. dr. Rui Martinho Rodrigues, da mesma UFC, no seu livro Pesquisa Acadêmica - como facilitar o processo de preparação de suas etapas:

Ao prof. Vianney Mesquita, colaborador prestimoso, incentivador, intelectual de escol, pessoa íntegra e amigo fraterno.
R.M.R. 
Acadêmicos Roberto Martins Rodrigues, Vianney Mesquita e Rui Martinho (2008)
Lisboa - defesa de tese de doutoramento do acadêmico Arnaldo Santos.

Noblesse oblige!







Read Comments
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Resultados do Enem 2010

12/09/2011 03h05 - Atualizado em 12/09/2011 05h00

Apenas duas escolas estaduais estão entre as 100 melhores no Enem no CE: Unidade do Farias Brito e Nunes Moraes, de Pacajussão 1º e 2º lugares. 


Veja ranking com 10 melhores e piores médias do exame no Ceará.

Das 100 escolas com melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 no Ceará, duas são estaduais, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). O Colégio do Corpo de Bombeiros está em 42º lugar no ranking das melhores e o Colégio da Polícia Militar do Ceará, em 78º.

Localizada em Crateús, a 354 km de Fortaleza, no sertão do Ceará, a Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano está em 125º na classificação do Enem, mas foi a melhor entre as escolas não militares mantidas pelo Governo do Estado. O colégio obteve média 573,73 no Enem e participação de 83,8% dos alunos do ensino médio. Essas escolas fazem parte de um universo de 238, que tiveram de 75% a 100% de participação de seus alunos inscritos no Enem.
O Ministério da Educação mudou o critério de divulgação das notas por escola do Enem. Foram criadas quatro categorias de acordo com a porcentagem de participação na prova realizada em 2010:
Grupo 1: de 75% a 100% (17,8% das escolas)
Grupo 2: de 50% a 74,9% (20,9% das escolas)
Grupo 3: de 25% a 49,9% (33% das escolas)
Grupo 4: de 2% a 24,9% (27,4% das escolas)
De acordo com informações divulgadas pelo MEC, não se deve misturar as categorias para comparação de desempenho entre as escolas. Aquelas que tiveram menos de 2% de participação não foram consideradas. Ainda segundo o MEC, a média de participação dos estudantes no Enem 2010 foi de 56,4%.
O Colégio Militar de Fortaleza, mantido com recursos federais, foi a única escola pública a estar entre as 10 primeiras colocadas. Ficou em 10º, com média 665,41. Os dados do MEC mostram que o colégio particular Farias Brito Pré-vestibular Aldeota obteve o melhor resultado no Grupo 1, com participação de 100% dos alunos do ensino médio. Com média 691,76, a escola superou a média do ano passado, de 671,86.
Em segundo lugar na classificação do Enem, está a escola privada Nunes Moraes, de Pacajus, Região Metropolitana de Fortaleza, com média 689,56. Na sequência, aparecem escolas como Farias Brito Pré-Vestibular Central (média 686,48) e Colégio Antares Papicu (684,81).
O colégio que apresentou a menor média do estado foi a Escola de Ensino Fundamental Anastácio Alves Braga, em Itapipoca, norte do Ceará, com média 453,66 e 100% de participação dos alunos.

Classificação no Grupo 2
Entre as escolas do Ceará com índice de participação de 50% a 74,9%, também há apenas uma escola pública, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Iguatu, interior do Ceará, que foi a 9ª colocada no grupo, com média 590,21. O colégio particular Ágape foi o mais bem colocado nessa categoria de participação, com média 655,81.Também neste grupo, as escolas públicas foram as que apresentaram menor média na classificação do MEC. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Luiza Bezerra de Farias, em Tururu, no norte do Ceará, apresentou a média 463,93 e ficou em último lugar nesse grupo.

'A longo prazo'
O coordenador de Aperfeiçoamento Pedagógico da Secretaria de Educação do Ceará, Rogers Mendes, defende que, embora a rede pública de ensino esteja melhorando, trata-se de um processo a longo prazo. “A gente pena bastante porque os alunos que chegam ao ensino médio vêm com defasagem e a gente não consegue repor tudo o que deveria”, declara.
Mendes explica que a rede pública de ensino ainda luta por garantir a alfabetização e que, atualmente, apenas 48% dos alunos do ensino médio da escola pública no Ceará estão na faixa etária correta. “Isso significa que esses alunos pagaram altíssimos preços por uma alfabetização mal concluída. Esse público quer jogar na nossa clientela a responsabilidade do fracasso, mas não é isso”, defende.
No entanto, ele reconhece que há uma diferença na qualidade do ensino ofertado entre escolas públicas e privadas, mas atribui isso a uma questão histórica. Ele diz ser difícil disputar com escolas públicas, que ofertam carga horária maior para os estudantes se prepararem.
Rogers Mendes critica o ranking de desempenho das escolas no Enem feito pelo Ministério da Educação. Ele afirma que a classificação provoca injustiças e leva “más informações” à sociedade, por não considerar, segundo diz, o esforço da escola em levar uma boa e verdadeira educação. Mendes defende que o trabalho de escola pública é às vezes desconhecido. “Nós temos muitas escolas boas e bons professores. Não é questão de ser mais ou menos eficiente, mas o apoio que aluno tem em casa faz muita diferença”.

Confira ranking das melhores e piores escolas:


10 melhores escolas com mais de 75% de participação no Enem 2010
Nome da escola Rede Média total Taxa de Participação
Farias Brito Pré-vestibular privada 691,76 100
Col. de Ens.Fund e Médio Nunes Moraes privada 689,56 97,7
Colégio Farias Brito Pré-vestibular Central privada 686,48 100
Antares Papicu privada 684,81 96,4
Christus Barão de Studart privada 679,40 96,9
Santa Cecília privada 677,67 96,5
Nossa Senhora do Rosário privada 671,97 95,2
Senso privada 667,99 100
Christus Parquelândia privada 666,71 96,4
Colégio Militar de Fortaleza pública 665,41 92,6

10 piores escolas com mais de 75% de participação no Enem 2010
Nome da escola Rede Média total Taxa de participação
EEFM Anastácio Alves pública 453,66 100
EEFM Prof. Carmosina Ferreira Gomes pública 458,38 88,5
EEM Maria Celeste de Azevedo pública 463,24 86,6
EEFM Governador Adauto Bezerra pública 464,95 85
EEFM Nossa Senhora da Assunção pública 466,44 82
EEM Ronaldo Caminha pública 476,41 84,3
EEFM Josefá Braga Barroso pública 477,73 80,7
EEM Coronel Murilo Serpal pública 478,43 79,6
EEF Luiz Felipe Coronel pública 479,26 78
EEM Almir Pinto pública 479,5 77,7

10 melhores escolas com participação de 50% a 74,9% no Enem
Nome da escola Rede Média total Taxa de participação
Colégio Ágape Estudos privada 655,81 70,6
Colégio Santo Inácio privada 623,97 62,1
EEM Getúlio Grangeiro privada 611,09 72
União Cearense privada 608,82 70,6
Ateneu do Ceará privada 606,31 54,8
Instituto Benjamin Soares privada 601,17 63
Colégio Kerigma privada 595,22 66,7
Instituto Cysneilândia Educação privada 591,26 69
Instituto Federal de Ed. Ciência e
Tecnologia do Ceará - Campus Iguatu
privada 590,21 53,2
Colégio Adventista de Fortaleza privada 588,55 63,6


10 piores escolas com participação de 50% a 74,9% no Enem 2010
Nome da escola Rede Média total Taxa de participação
EEFM Luíza Bezerra de Farias pública 463,93 64
EEEP Presidente Médici pública 467,76 73,9
EEM Coelho Mascarenhas pública 468,9 71,2
EEM Francisco Holanda Montenegro pública 472,46 56,7
Escola Padre Rodolfo Ferreira da Cunha pública 472,65 65,3
EEM Prof. Maria Luíza Sabóia Ribeiro pública 473,46 59
EEFM Cornélio Diógenes pública 473,93 54,6
EEFM Monsenhor Antero José Lima pública 474,85 63,5
EEM Aracy Magalhaes Martins pública 476,18 67,7
EEFM Adelino Alcântara Filho pública 480,85 56,6

Giselle Dutra Do G1 CE


Read Comments
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Manifestação dos professores 7 de setembro 2011.wmv

Read Comments
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

domingo, 4 de setembro de 2011

Desenhos para colorir - Independência do Brasil





Read Comments
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - Reflexão

Você acha que realmente somos um país independente? 


Deixe aqui seus comentários sobre este tema
clicando em Read Comments

Read Comments
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Olha aí gente ... um pouco da nossa história, diretamente do smartkids:


Independência do Brasil
Você sabe o que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822? 
Independência do Brasil!
Durante um tempo, D.Pedro seguiu ordens da corte portuguesa, mas acabou percebendo que as leis vindas de Portugal pretendiam transformar o Brasil novamente em uma simples colônia.
Os políticos portugueses exigiram que D. Pedro voltasse imediatamente para Portugal.
No Brasil, os defensores da independência iniciaram uma campanha pedindo que o príncipe regente permanecesse em nossa terra.
No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro recebeu um abaixo-assinado pedindo-lhe que ficasse. Ele atendeu ao desejo do povo declarando: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico".
Com esse ato, D.Pedro atendeu aos interesses dos ricos fazendeiros brasileiros.
D.Pedro permaneceu no Brasil e esse dia passou para a nossa história como o Dia do Fico.
Os brasileiros continuaram em campanha política para que o Brasil se tornasse independente de Portugal.
No dia 7 de setembro de 1822, D.Pedro fez uma declaração oficial de independência,afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, com apoio inglês. Em pouco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente nossa independência.
D.Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D.Pedro I.
O Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei.

Read Comments
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS